quarta-feira, 28 de setembro de 2011

RIO REAL


  
Rio Real é uma cidade brasileira do estado da Bahia, localizada na região nordeste, na margem esquerda do rio Itapicuru, separado do estado do Sergipe pelo rio Real, rio que originou seu nome. Sua população é de 37.127 habitantes (IBGE, 2010). Ocupa uma área de 676,911km2 , a 169 metros acima do mar.  Faz limite com Itapicuru, Acajutiba, Crisópolis, Jandaíra, Esplanada, Conde, Cristinápolis (SE) e Tomar do Geru (SE). Está há 202km2 de Salvador.
É uma cidade que está crescendo e se desenvolvendo muito, pois têm uma boa oferta do setor terciário (comércio e serviços), além da atividade agrícola. No setor agrícola destacam-se os cultivos de laranja, tangerina, limão, maracujá, mamão, coco e abacaxi. Na pecuária são destacados os rebanhos suínos, ovinos, eqüinos e bovinos. É considerado o maior produtor de laranja, tangerina e cerâmica da Bahia, haja vista que é grande produtor de bens minerais como argila.
Apresenta como bioma a caatinga, com árvores de troncos um pouco esbranquiçados no período seco, quando perde as folhas; e a mata atlântica, caracterizada com a transição de matas de brejos úmidos. O clima é quente e seco no verão e úmido no inverno. No verão a temperatura é muito quente durante o dia, descendo bastante à noite. No inferno essa temperatura cai ainda mais durante as noites.  
O principal atrativo é a feira que acontece aos sábados, oferecendo uma diversidade de produtos, tudo o que o nordeste dispõe. Com muitos boxes, barracas e gente sorridente, de boa fé e gentil. Moradores e visitantes costumam acordar cedo para comprar, principalmente, frutas, verduras, legumes e comer, nas primeiras horas, o famoso sarapatel e ensopado. A comida é muito saborosa! A feira é pra comprar, comer e se divertir!
A principal festa popular é a festa da padroeira da cidade, “Nossa Senhora do Livramento”. A festa acontece todos os anos entre os dias 30 de agosto a 8 de setembro, com muita benção para todos. Esse ano a paróquia comemorou 156 anos de evangelização (1855 - 2010). Como todos os anos a festa foi comemorada com missas solenes, crismas, leilões, quermesses, batizados, novenas e outros.
Tradicionalmente, as festas de final de ano (Natal, Ano Novo e Reis) eram amplamente comemoradas pelos moradores da cidade e por visitantes. Era um acontecimento que abarcava na praça diversas barraquinhas com cestinhas decoradas com fitas de papel crepom, contendo castanhas e amendoins torrado com açúcar; barraquinhas de jogos, barracas de bingos, quermesse e parque com diversos brinquedos para as crianças se divertirem.  À noite era marcado pelas discotecas no clube de dança, o Clube Social da cidade, onde jovens e adultos comemoravam com muita dança. Dessas festas, a que mais se enfatizava era a festa de Reis, pois moradores e visitantes participavam mais ativamente. Hoje, essas festas mantêm algumas características, mas com o crescimento populacional veio perdendo algumas das suas peculiaridades.
A Festa da Laranja, o Micarreta e o São João são festas que encantam moradores e visitante com suas diversas atrações. Os festejos juninos são abertos com a tradicional alvorada, com muita zabumba, triângulo, sanfona, comida típicas, licor e muito forró pé de serra. Nas ruas de pedras, nas frentes das casas, diversas fogueiras encantam as pessoas. Outras festas típicas também acontecem na cidade: a cavalgada, procissão dos motoristas, desfile de carroças, dos motoqueiros, dentre outras.
A cultura da cidade é rica, influenciada por português, africanos e indígenas. No que se refere ao artesanato popular, a cidade é uma das principais representantes da produção oleira do estado da Bahia. O trabalho de louçaria é feito com barro e representam a expressão técnica, artística e criadora da cerâmica indígena. Essa técnica de produção tem sido transmitida por gerações, preservando, assim, a arte do barro na cidade. São potes, talhas, moringas, mealheiros, panelas, dentre outras formas.


Fonte das fotos:
http://www.panoramio.com/user/5066159/tags/Rio%20Real
http://jorgecalmon.blogspot.com/2010/11/bahia-tera-fabrica-de-suco-de-laranja.html
http://teiadenoticias.com.br/caiu-na-teia/noticia/rio-real-festa-de-sao-joao-como-manda-o-figurino
http://economiaderioreal.blogspot.com/2011_02_01_archive.html

Um comentário: